domingo, 7 de março de 2021

"Resistência à Ocupação": Ligar a Palestina e o Sara Ocidental" - webinar 4.ªfeira - 10 de março - às 15.00 (Hora de Lisboa)

 



Um webinar internacional sobre a luta contra as ocupações israelita e marroquina vai ter lugar na quarta-feira com a participação de quatro activistas dos direitos humanos que partilharão a experiência da resistência pacífica saharaui e palestiniana.

O webinar foi anunciado pelo professor de política e estudos internacionais na Universidade Americana de São Francisco, Stephen Zunés, num tweet.

"Esta quarta-feira às 10 horas farei parte de um painel com três ativistas dos direitos humanos (um marroquino, um saharaui e um palestiniano) sobre a ligação entre as lutas contra as ocupações israelitas e marroquinas", diiz Stephen Zunés no seu tweet.

O webinar, intitulado "Resisting Occupation: Connecting Palestine and Western Sahara" (Resistir à Ocupação: Ligar a Palestina ao Sara Ocidental), é histórico. Permitirá às vozes palestinianas e saharauis partilhar a sua experiência de resistência pacífica à ocupação na Palestina e no Sahara Ocidental.

Durante o webinar, Stephen Zunes, analista político norte-americano, fornecerá uma "perspectiva académica" sobre o conflito no Sahara Ocidental e o conflito israelo-palestiniano, especialmente após o reconhecimento pelo ex-presidente norte-americano Donald Trump da alegada soberania de Marrocos sobre o Sahara Ocidental em troca da normalização entre o regime marroquino e o Estado de Israel.


Os oradores

Kamal Lfahssi, marroquino, nasceu em 1971 em Marrocos. Licenciou-se em 1993 em biologia. Ao mesmo tempo, tornou-se um líder da União Nacional dos Estudantes de Marrocos. Após a licenciatura, Lfahssi juntou-se às atividades em prole dos direitos humanos e tornou-se presidente de uma organização local, a Associação Nacional dos Estudantes Universitários Desempregados de Marrocos; mais tarde, foi preso em 1999 pelo seu papel como presidente e condenado a 6 meses de prisão. No ano de 2000, Lfahssi deixou Marrocos e foi para os Estados Unidos onde continuou a sua educação mais tarde, tendo-se formado na Grove School of Engineering em Nova Iorque como engenheiro ambiental. Actualmente, é Engenheiro de Campo e especialista em segurança de gasodutos de gás natural para uma agência governamental em Nova Iorque. Kamal Lfahssi é um defensor da promoção dos direitos humanos no Sahara Ocidental e em Marrocos.

 

Salka Barca é uma defensora da não-violência nascida em Laayoune, a capital do Sahara Ocidental. Viveu os primeiros anos da sua infância nos campos de refugiados, no sudoeste da Argélia. Obteve educação em Trípoli, capital Líbia, e depois na Argélia. Salka Barca foi professora de alfabetização nos campos de refugiados. Além disso, era membro da União Nacional das Mulheres Saharauis (UNMS). Foi a primeira mulher a defender o estatuto de imigração do Sahara Ocidental nos EUA. Trabalhou com várias organizações como divulgadora da causa saharaui, tais como o American Friends Service Committee e o Sahara Fund; Salka Barca é linguista e intérprete/tradutora jurídica e médica; e defensora da prevenção da violência doméstica. Visitou os territórios ocupados após 43 anos no exílio, mas esteve sob vigilância por parte da polícia marroquina. co-fundadora da Karama Sahara, a primeira organização não governamental a incluir activistas marroquinos de direitos humanos como membros honorários.

 

Stephen Zunes é Professor de Política e Estudos Internacionais na Universidade de São Francisco, Califórnia, onde foi director fundador do programa em Estudos do Médio Oriente. Zunes é analista político sénior do projeto ‘Foreign Policy in Focus’ do Institute for Policy Studies, editor associado da Peace Review, e editor da Tikkun. É autor de centenas de artigos para leitores académicos e gerais sobre política do Médio Oriente, política externa dos EUA, ação não violenta, e direitos humanos. É o editor principal da Nonviolent Social Movements (Blackwell Publishers, 1999), autor da Tinderbox: U.S. Middle East Policy and the Roots of Terrorism (Common Courage Press, 2003) e co-autor (com Jacob Mundy) do ‘Western Sahara: War, Nationalism and Conflict Irresolution’ (Syracuse University Press, 2010).

 

Mubarak Awad é um co-fundador da Nonviolence International, uma organização que promove a não-violência em todo o mundo. Foi líder na primeira intifada na Palestina antes de ser deportado por Israel para os EUA. Visitou o Sahara Ocidental em 2015, onde ministrou formação em luta não violenta. Tem um doutoramento em psicologia, e é também o fundador de várias organizações que se têm concentrado na defesa e no apoio a jovens problemáticos e órfãos.

 

Jonathan Kuttab é um co-fundador da Nonviolence International. Kuttab é um conhecido advogado internacional de direitos humanos, defendendo causas em Israel, Palestina, e Estados Unidos. É o autor de “Beyond the Two-State Solution” e de muitas outras publicações. É também co-fundador do grupo palestiniano de direitos humanos Al-Haq e é Presidente da Direção do Colégio Bíblico de Belém. Viajou duas vezes ao Sahara Ocidental ocupado para dar formação em direito dos direitos humanos e em ações não violentas.

Sem comentários:

Enviar um comentário